Lançamento de Dossiê - Educação Infantil em questão: especificidades para a docência e a formação

É com grande satisfação que o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto (EDIPIC) apresenta o novo dossiê, composto por textos de nossos integrantes e de pesquisadoras e pesquisadores parceiros que vêm contribuindo ativamente para o fortalecimento de nossas trajetórias formativas.

As produções aqui reunidas abordam questões urgentes e atuais no campo da Educação Infantil, com destaque para os desafios enfrentados pela docência em um cenário global cada vez mais marcado por tensões políticas, sociais e ambientais. Tais desafios vão desde os conflitos entre humanidade e natureza, passando pelas guerras alimentadas por visões de mundo excludentes e discriminatórias, até a manutenção de um modelo socioeconômico que aprofunda desigualdades estruturais em nossa sociedade.

Diante dessas contradições, reafirmamos nosso compromisso ético e político com uma educação comprometida com os direitos das crianças e com a construção de um mundo mais justo. O EDIPIC tem se constituído como espaço de acolhimento, pensamento crítico e resistência, onde é possível cultivar reflexões que nos ajudam a esperançar e a seguir adiante.

Este dossiê também se inscreve em um momento de inflexão: de um lado, há movimentos de reconstrução das políticas públicas educacionais baseadas no direito à educação para todas e todos; de outro, persistem ações de desmonte por parte de alguns entes federativos, com a terceirização de serviços essenciais, o ataque à educação pública e a negação de direitos fundamentais.

Acesse o dossiê completo aqui: v. 18 n. 42 (2024): Dossiê - Educação Infantil em questão: especificidades para a docência e a formação | Cadernos da Pedagogia

Convidamos todas e todos à leitura!