Histórico
Grupo de Pesquisa “Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto” – EDIPIC O grupo “Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto – EDIPIC” foi constituído em 2016 pelas professoras Andrea Braga Moruzzi e Cleonice Maria Tomazzetti, do Departamento de Teorias e Práticas em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuantes nas áreas da Educação Infantil, estudos da infância e formação de professores, as professoras Andrea e Cleonice criaram o grupo com o intuito de reunir suas orientandas da graduação em Pedagogia para estudos e pesquisas coletivas. Desde seus primeiros anos, o grupo atraiu outras profissionais interessadas nas temáticas abordadas nos encontros mensais. Professoras da rede municipal de educação, vinculadas a cursos de especialização e mestrado, passaram a integrar o grupo. Atualmente, o EDIPIC é composto por estudantes de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de professoras atuantes em escolas de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São Carlos e outras cidades.
A primeira ação coletiva e formativa do grupo ocorreu neste mesmo ano, com a participação da professora Silvia Valentin, do Centre Régional de Formation des Professionnels de l'Enfance (Lille – França), na atividade “A formação do professor da pequena infância na França”. A iniciativa resultou, posteriormente, em um acordo de cooperação internacional que, em 2022, passou a incluir também o La Bottega di Geppetto – Centro Internazionale di Ricerca e Documentazione sull’Infanzia Gloria Tognetti (San Miniato – Itália), a escola infantil Jardim dos Pequenitos (Santo André – Brasil) e a própria UFSCar. (Consultar acordo em: Acordo de Cooperação Internacional com França, Brasil e Itália).
O grupo participou do evento internacional “Recherc’Avec – Réseau d'échange et de partage international interdisciplinaire francophone”, realizado em Lille, na França. As professoras líderes, junto a outras integrantes do EDIPIC, apresentaram as produções coletivas “A pesquisa ‘com’ e a pesquisa ‘de’ professores e os espaços de negociação” e “Concepções de infância, de criança, de educação infantil e de formação". Essas produções foram posteriormente socializadas no Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias – GRUPECI (Belém, 2018) e publicadas em seus anais (Disponível em: GRUPECI). Dessas investigações coletivas, resultou o artigo “A pesquisa ‘com’ e a pesquisa ‘de’: um estudo sobre as pesquisas e a formação de professores da pequena infância”, publicado em 2018 na Laplage em Revista.
O EDIPIC ofereceu cursos de formação junto ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação e à Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, abordando temas como “A cultura escrita na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental” e “Registro e Documentação Pedagógica na Educação Infantil”.
O ) O grupo se concentrou nos estudos sobre a etnografia como metodologia de pesquisa com crianças e sobre a formação em contexto. Nesse mesmo ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, promoveu a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “COVID-19 e os impactos na Educação Infantil”, que contou com a participação de cerca de cinquenta professoras. Essa experiência formativa resultou na produção do podcast “Crianças falam do COVID-19”.
Participação do grupo na coordenação do dossiê temático “Educação Infantil em questão: especificidades para a docência e a formação”, publicado na revista Cadernos da Pedagogia da UFSCar, reunindo artigos de integrantes do grupo e de pesquisadoras e pesquisadores da área, como Altino José Martins Filho e Lourival José Martins Filho. (Acesso ao dossiê completo em: Caderno da Pedagogia). Ainda em 2024, o grupo atuou no projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), iniciativa do Ministério da Educação vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A professora Andrea Moruzzi atuou como coordenadora do projeto na UFSCar, enquanto a professora Cleonice foi Formadora Estadual. Diversas integrantes do grupo participaram como Formadoras Municipais e cursistas.
Para o ano de 2025, o EDIPIC tem como foco de estudo as obras de Paulo Freire, bell hooks e Hannah Arendt, promovendo reflexões sobre pedagogias participativas, transgressoras e políticas. As leituras centrais do grupo incluirão as obras: “Educação como prática de liberdade”, “Ensinando a transgredir” e “Entre o passado e o futuro”. Além disso, o grupo planeja uma visita técnica ao Colégio de Aplicação da UFSCar (antiga Unidade de Atendimento à Criança), com o objetivo de integrar saberes e práticas relacionadas à Educação Infantil e à pequena infância em diferentes contextos.