9º GRUPECI – Seminário Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias - 2025

O EDIPIC marcou presença no 9º GRUPECI – Seminário Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, realizado em 2025 na UNICAMP, que teve como tema "Infâncias em Tempo de Insurgência Política”. O evento constituiu-se como um importante espaço de encontro e diálogo entre grupos de pesquisa de diferentes instituições, promovendo reflexões críticas sobre as infâncias no contexto político contemporâneo.
Durante o seminário, foi apresentado três trabalhos, que expressam diferentes frentes de pesquisa desenvolvidas no âmbito do grupo. As apresentações foram realizadas em diálogo com o grupo de pesquisa GEPEDIM, da UNICENTRO, fortalecendo a troca de experiências, reflexões teóricas e metodológicas entre os grupos e reafirmando a importância da construção coletiva do conhecimento no campo dos estudos sobre crianças e infâncias
O primeiro trabalho, intitulado “Saberes e experiências sobre as infâncias: visita técnica e encontro formativo no CAU”, apresenta o desenvolvimento de uma atividade formativa e de extensão realizada pelo EdIPIC, em parceria com o Colégio de Aplicação da UFSCar e o Colégio Jardim dos Pequeñitos, de Santo André/SP. O texto discute os desdobramentos dessa ação e evidencia como a proposta se insere no movimento de fortalecimento da articulação entre universidade e escola, especialmente no contexto da Educação Infantil.
O segundo trabalho, "LEEI 2024: formação continuada para as professoras de educação infantil sobre leitura e escrita”, reúne reflexões iniciais de um conjunto de pesquisas de mestrado e doutorado, ainda em andamento, que investigam as formações continuadas realizadas em 2024 no âmbito do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O foco da análise recai sobre o contexto social, político e pedagógico em que o Programa se insere, com atenção especial aos municípios que estiveram sob a responsabilidade da UFSCar nesse período.
Já o terceiro trabalho, “A formação em contexto como elemento teórico-metodológico nas pesquisas do EdIPIC”, discute, à luz de três pesquisas desenvolvidas e em andamento no grupo, aspectos metodológicos e suas contribuições para a compreensão da formação em contexto. Apesar das singularidades dos objetos e das técnicas de pesquisa mobilizadas, os estudos apresentados compartilham direcionamentos comuns, voltados à compreensão e à (re)significação da docência na Educação Infantil, da formação continuada e da formação em contexto.

